Buscar
  • Silvia Sousa

Eu moro no exterior, recebi dinheiro de herança no Brasil, mas não tenho conta bancária no Brasil.

Se você reside no exterior, recebeu, por exemplo 900 mil reais de herança no Brasil e não mais possui conta bancária no Brasil, o que fazer? como receber o dinheiro em sua conta bancária no exterior? não se preocupe, a solução é simples!!


veja as opções abaixo:


Opção 01

Esta opção é somente para quem tem a Declaração de Saída Definitiva do Brasil, (ou Comunicação de Saída definitiva do Brasil).


Neste caso, você poderá abrir uma conta CDE (conta para residentes no exterior), receber os reais de sua herança na conta CDE e depois enviar o dinheiro para uma conta de sua titularidade no exterior como Transferência de Patrimônio,

Para esta Operação o IOF é de 0,38%.


Opção 02

Você não fez ainda a Declaração de Saída definitiva, não quer fazer agora, e também não tem como abrir uma conta bancária tradicional no Brasil.


Neste caso, você pode receber o dinheiro no exterior através do inventariante, que por sua vez também possa ser o procurador, que ficará responsável de realizar a transferência do dinheiro para sua conta bancária no exterior. (se o procurador for outra pessoa, o inventariante transfere o dinheiro para o procurador aqui no Brasil e o procurador transfere para a sua conta bancária no exterior).


A definição para esta operação é:

Transferência ao exterior de valores correspondentes à heranças e legados deixados por pessoa física, em benefício de residente e domiciliado no exterior.


Para esta Operação o IOF é de 0,38%.

Além do IOF, será cobrado também o Imposto de Renda reajustado no valor de 17,647% (o valor é cobrado no momento do fechamento do câmbio).


E se caso o beneficiário no exterior for residente e domiciliado em Paraíso Fiscal o Imposto de Renda reajustado é de 33,3325% + IOF de 0,38%.


Esperamos ter ajudado com este texto.

Se você ainda tem dúvidas, fale com a gente!

Se você gostou, compartilhe!


Lembrando que as leis sobre o mercado de Câmbio sofrem constantes alterações, e que os valores de IOF e demais impostos relacionados a operação podem mudar a qualquer momento. Acompanhe os nossos artigos!


593 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo