Buscar
  • Silvia Sousa

Na hora do fechamento do Câmbio, você realmente sabe o que está sendo cobrado?

Neste artigo vou falar de um acontecimento muito comum na hora do fechamento do Câmbio, temos vários relatos deste tipo, então, acho legal esclarecer um pouco mais sobre o tema.

 

No Fechamento de Câmbio para envio de dinheiro para o Exterior, podendo ser Pagamentos de Serviços, Mercadorias, Investimento, entre outras Operações de Saída do país. (“Saída” é um modo de resumir as Operações de Câmbio cujo dinheiro está saindo do Brasil).

 

O gerente do seu Banco disse que não vai te cobrar nada, somente Câmbio do dia + 100 reais de Contrato de Câmbio.

(O valor de contrato de Câmbio sofre variações de acordo com o Banco, ou Instituição autorizada a Operar no Mercado de Câmbio).


Parece muito amigável, não é mesmo?

Mas não é bem assim. 😊


Afinal, qual é o Câmbio do dia?

Câmbio do dia de quem?

Por acaso seria a Taxa de Câmbio Comercial/Oficial?

Ou seria a Taxa de Câmbio da própria Instituição, já com Spread, serviços e demais cobranças ?


Sim, esta forma de falar "vou te cobrar o Câmbio do dia” realmente confunde as pessoas.


Pensando bem, como assim Câmbio do dia?

Afinal de contas, a variação das Moedas Estrangeiras não param durante o dia.

No Brasil, para o consumidor final, sendo pessoas físicas e Jurídicas, o Mercado de Câmbio inicia as negociações às 10:00H e fecha as 17:00 H, podendo ser um pouco antes ou depois dependendo da Instituição Autorizada a Operar no Mercado de Câmbio que pode ajustar o horário de fechamento por motivos internos.


O Mercado de Câmbio depois de aberto não para até o momento do fechamento, a menos que ocorra um Circuit Breaker, que é bem raro acontecer.

Por isso, seria mais prudente dizer aos clientes, Taxa de Câmbio do momento, e não Taxa de Câmbio do dia.

O que é Taxa de Câmbio?

Taxa de Câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira.

O que é Taxa de Câmbio Comercial/Oficial de uma Moeda Estrangeira?

É a Taxa de Câmbio sem acréscimo de Taxas adicionais, Impostos ou Serviços. Trata-se da cotação exata negociada no Mercado de Câmbio.

É importante saber que nenhum Banco ou Corretora de Câmbio vai te cobrar a taxa do Câmbio Comercial/oficial zerada, sem nenhum spread, serviço ou porcentagem em cima do Câmbio Oficial mesmo que você estiver fechando milhões de dólares para uma exportação ou Importação, menos ainda quando a operação Cambial fugir destas Naturezas citadas acima.

Talvez, devido o montante de sua Operação Cambial, pode ser que consiga taxas melhores, mas nunca zerada no Comercial/Oficial do exato momento em que você solicitou a cotação, afinal de contas, as Instituições financeiras não trabalham de graça para ninguém.

As Instituições podem te conceder descontos e taxas bem pequenas, mas cobrar zero em cima da Taxa de Câmbio Comercial/Oficial seria improvável.


Para que você não fique confuso, faça as seguintes perguntas ao seu gerente de Câmbio, ou Operador de Câmbio, seja Banco, Corretora ou Correspondente de Câmbio:


*Qual é a sua Taxa de Câmbio do momento? (afinal, a Taxa de Câmbio vai sofrer alterações a todo momento).

*Qual é a Taxa de Câmbio Comercial/Oficial? Sem acréscimo de impostos e serviços, spread, contrato (OBS: algumas Operações Cambiais são isentas de IOF).

Por fim, e mais importante pergunta:


*Qual será o valor total a pagar em reais juntando a Taxa de Câmbio Comercial/Oficial e todas as demais cobranças?

Quando você tiver as respostas das perguntas acima, aí sim você poderá comparar com outras Instituições e decidir se a Taxa de Câmbio juntamente com todas as cobranças adicionais como Contrato, IOF, etc, estão razoáveis ou não.

Você sabe onde acompanhar as cotações em tempo real, sem atrasos com o que realmente está acontecendo no Mercado de Câmbio?


Você pode acompanhar o Câmbio Comercial/Oficial das moedas estrangeiras em nossa calculadora Online no nosso site www.mscapital.com.br

Em nossa calculadora online, as cotações são transparentes e as cobranças são separadas da Taxa de Câmbio Comercial/Oficial.


Se você tem alguma dúvida, ou curiosidade sobre o Mercado de Câmbio, escreva para nós, isso nos ajudará a criar textos explicativos, artigos relevantes para que este Mercado torne-se menos complicado para as pessoas.

Meu nome é Silvia Sousa, sou uma das fundadoras da MS Capital,

Espero que este artigo possa te ajudar de alguma forma, meu objetivo é fazer do Mercado de Câmbio um Mercado menos complicado.


Saudações!






65 visualizações0 comentário