Buscar
  • Silvia Sousa

O que é IBAN ?

Atualizado: 5 de mai. de 2021

Número de Conta Internacional (IBAN)


Um número IBAN é um padrão internacional para identificar números de contas.


Sempre que você for fazer uma transferência internacional, tanto para receber dinheiro do exterior, ou enviar dinheiro ao exterior, vai precisar do código IBAN, um dos integrantes do Canal Bancário Internacional juntamente com o código SWIFT, dependendo do País de destino.

O IBAN (International Bank Account Number) trata-se de uma identificação entre contas para a realização de transferências internacionais.


IBAN significa Número de conta bancária internacional. O IBAN facilita a automação do processamento de transações de pagamentos internacionais. Cada país tem seu formato IBAN nacional específico. O padrão ISO 13616 especifica a estrutura de um formato IBAN nacional em conformidade com a ISO.


A ISO designou a SWIFT, (Society for Worldwide International Financial Telecommunication) para atuar como autoridade de registro para formatos IBAN nacionais. Apenas um organismo nacional de normalização ou um banco central nacional pode solicitar um registro em formato IBAN nacional para seu país.


O código IBAN foi criado em 1997 para facilitar as transferências bancárias entre países da União Europeia, que ao longo dos anos, passou a ser utilizado em outros países. Hoje, já são 69 países utilizando a nomenclatura IBAN em suas transações.


No Brasil, a regulamentação para uso do IBAN foi publicada em 2013 por intermédio da Circular número 3.625 do Banco Central. Todas as instituições financeiras devem fornecer aos seus clientes o Código IBAN sempre que for solicitado.

 

O código é composto por, no máximo, 34 caracteres. No Brasil, a quantidade total de caracteres é 29.


veja no exemplo abaixo:


  • 2 caracteres identificam o código do País: BR

  • 2 dígitos verificadores variando de 02 a 98:

  • 8 números que identificam a instituição financeira:

  • 5 números que identificam a agência bancária (sem o dígito verificador):

  • 10 números que correspondem à conta bancária do cliente (com o dígito verificador):

  • 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN: C

  • 1 caractere relacionado à identificação do titular da conta seguindo a ordem da listagem de titulares: 1*


 

Onde encontrar seu seu código IBAN para receber Dinheiro do Exterior?


Se você é cliente MS Capital Câmbio, faça login e clique no botão CANAL BANCÁRIO INTERNACIONAL, compartilhe o seu canal Bancário para o Ordenante, ou seja, a pessoa ou empresa que fará o pagamento para você.

Se você ainda não é nosso cliente, faça o seu cadastro.


Para Enviar dinheiro ao Exterior, peça ao Beneficiário o Código IBAN e SWIFT (ou BIC). este código sempre está disponível no Internet Banking ou peça diretamente ao Banco onde possuir conta bancária.


 

Além do IBAN, existem outros códigos bancários que são necessários para a identificação entre transferências internacionais como o código SWIFT, também conhecido como BIC.


O que é Código SWIFT?


O SWIFT, ou BIC, é um código universal com de 8 a 11 caracteres que identificam a instituição bancária no processo de transferências internacionais.


As iniciais do SWIFT significam Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, já o termo BIC é uma sigla referente a Bank International Code.



87 visualizações0 comentário